HOMENAGEM


Homenagem



Aos quatro ou
cinco anos, eu era uma garotinha que já gostava de fazer versos. Parece que eu
encerrava as minhas “apresentações” sempre com a mesma frase: bonecas no meu
coração. Tudo a ver com a minha paixão do momento...
Ao longo de
minha vida ouvi meu pai repetir esta estória. Aliás, sempre com muita alegria e
orgulho da “precocidade” da primogênita.
Por isso, o
título do blog é uma homenagem a meu pai, Humberto Narbot.

sexta-feira, 29 de março de 2013

A MAGIA DAS PALAVRAS


 

As palavras, para mim, são, não apenas seres vivos, mas seres mágicos, fadas ou duendes, não sei. Possuem, com certeza, uma varinha de condão que lhes permite transformar e interpretar praticamente tudo.

Palavras são capazes de transmitir emoções, sentimentos. Com palavras amamos, brigamos, fazemos as pazes. Através delas magoamos ou consolamos, estimulamos ou derrotamos. Palavras podem unir ou separar.

Usando as palavras “pintamos” uma paisagem, “desenhamos” uma cena, traduzimos um estado de espírito, narramos uma história, resumimos uma vida.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Pode ser. Um por-do-sol sobre o mar tem mais riqueza na imagem que no relato. Mas uma foto de alguém não poderá transmitir, em plenitude, o sentir do momento, objetivo que as palavras cumprem. Por isso, creio que palavra e imagem se equivalem, sem supremacia de nenhuma; cada qual em seu lugar, com sua função.

As palavras nos transportam no tempo e no espaço. Mergulho nelas e desembarco na Bahia de Jorge Amado, na Londres de Agatha Christie, na Rússia de Dostoievsky, na Paris de Molière. Sinto com elas as angústias de Baudelaire, vivo a Comédie Humaine de Balzac. Mergulho novamente e chego aos dias atuais, penetrando a Fortaleza Digital de Dan Brown. Viajei tranquilamente, sem sair de minha poltrona confortável.

As palavras, como nós, nascem, envelhecem e morrem, porque entram em desuso. Alguém lá sabe o que é vitupério? Surgem novas, a definir novas tecnologias, novos estilos de vida.

Lembro-me de meus tempos de criança, a brincar com as palavras em “descrições” e narrativas.

Naqueles tempos de antanho, em que ainda não haviam nascido as palavras multimídia, deletar, etc., nosso sonho de consumo era uma caneta-tinteiro Parker 51, supra-sumo do luxo ao escrever. Com uma destas, ficaríamos livres daquelas canetas de pena móvel, que era necessário molhar no tinteiro colocado em compartimento próprio na carteira escolar. Se tivéssemos a tal Parker, mãos e roupas poderiam conservar-se livres de manchas de tinta! A esferográfica, revolucionária, só surgiria depois, já na minha adolescência.

Naquela época em que o papel era rei, semanalmente a professora colocava à frente da classe, num cavalete, um quadro com alguma cena que tínhamos que descrever, ou sobre a qual deveríamos criar uma história. Concentrados, buscávamos as palavras mais bonitas que conhecíamos.

Na volta das férias, era certo que seríamos intimados a relatar as experiências vividas, as viagens, na tradicional redação “Minhas férias”. Os mais pobres, cuja viagem não ultrapassava o campinho de futebol do bairro, usavam a imaginação e as palavras para descrever sua maravilhosa estada à beira-mar, ou a visita à fazenda da vovó. A narrativa vinha tão cheia de detalhes que quase se podia sentir o cheiro da maresia, ou ouvir o mugido das vacas...

Ah, as palavras... Que poder de sedução elas têm! Gosto tanto delas, que sempre tive mania de fazer listas de palavras bonitas ou sonoras.

Bruma, por exemplo, me envolve em névoa, de verdade. Brisa me acaricia e me transporta ao mar. Bombom adoça minha boca. Onda me embala docemente e me faz lembrar de sonhar...

É assim que as palavras me penetram, me envolvem, me despertam. Vivo nelas e elas vivem em mim...

 

2 comentários:

  1. Que linda crônica, Lucia... também me sinto exatamente assim em relação às palavras... gosto das palavras sonoras. Por incrível que pareça, uma palavra que eu gosto - embora não masque - é 'chiclete.' Acho bonita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana. Bom saber que alguém mais sente-se assim em relação às palavras, porque às vezes eu me achava um ET...Chiclete é uma palavra sonora, embora mascá-lo deva ser feito em silêncio.

      Excluir

Seu comentário é um importante incentivo e será bem-vindo. Obrigada.